sábado, 12 de setembro de 2015

A Bruxa de Emaús



 
A Bruxa de  Emaús
PDF 473
 
 
A bruxa chegou voando em sua vassoura, em lugar denominado de Emaús, no estado que lembra um elefante. Instalou-se ali com o caldeirão e a vassoura, e construiu uma horta com ervas daninhas. Todos os dias saía de Emaús e atravessava um grande rio. Orientava-se pela torre do antigo aeroporto para chegar em casa.

Veio lá das bandas de um tal de São José do Egito, em um estado com tamanho longo e esquio, lembrando uma serpente. Atravessou o estado que lembra um asno, e chegou no estado do elefante. Filha de uma família de poetas e de vaqueiros, acabou por adquirir uma intolerância ao sobrenome.

Perto alguns quilômetros de Emaús, antes de atravessar o rio, a bruxa optou por fazer parte de uma entidade secreta, que fazia reuniões as quintas-feiras, nos fundos de uma livraria abandonada. No sótão da livraria havia uma antiga máquina de escrever, e uma grande muleta encostada em uma das paredes, denotando a alta estatura de seu antigo usuário. Alguns retratos e papeis velhos estavam espalhados por ali, parecia um museu não frequentado. O silencio era quebrado por alguns sons não identificados. Por vezes durante algumas visitas, a máquina começava a datilografar sozinha. E o dono da livraria abastecia a máquina com um papel contínuo. Recolhendo histórias, novelas e contos periodicamente, quando fumava um charuto de havana, analisando os textos impressos, no papel continuo.

A bruxa chegava na livraria, e guardava sua vassoura entre outras, para não ser percebida. O acesso a comunidade secreta era mediante uma senha, um conjunto de letras: S-P-V-A, letras para serem citadas antes de uma porta giratória, com um ranger de rodas de carros rurais antigos. Além da senha havia uma contrassenha mais secreta ainda (Sociedade Para Velhos e Aposentados), contrassenha que poucos conheciam. E a bruxa se infiltrou na sociedade secreta, com versos escritos em pergaminhos. Entrou na sociedade para seduzir os velhinhos.

A bruxa com intolerância ao sobrenome, gostava de ficar algum tempo, antes e depois das reuniões, na antessala da sala secreta, o lugar das reuniões. Era um lugar onde havia algumas mesas e cadeiras, um lugar parecido com um café, um estilo de pub, já que era escassa a luminosidade, e muitos trajavam preto. Ali eram servidos: café e leite, com alguns pães de queijo clandestinos. O preparador de café gostava de finalizar as taças de café depois do preparo colocando um pozinho. Não se sabe, mas talvez o pó pulverizado seja um feitiço para algumas feitiçarias. O pó com cor e aspecto de asa de barata moída.

Durante as reuniões secretas era comum autores e escritores saírem dos livros. Saiam dos livros para recitar seus livros em versos e prosas. Repetiam cenas já acontecidas, quando em longínquos tempos lançaram seus livros, ali na mesma livraria.

Às quintas feiras era o dia da bruxa no ar, entrar na livraria. Outros personagens de livros também frequentavam a livraria. Tinha o pequeno príncipe de Sant Exupéry, algumas senhoras fantasiadas de Minnies, entre uma ou outra catita. E outras dioclessianas, lideradas pela mágica de Oz e seu fiel escudeiro Sand, que portava uma garrafa misteriosa, com poções de feitiçarias.
12/09/15
the day after
 

Um comentário:

  1. Tenham cuidado que esta Bruxa anda solta por ai - trouxe todas as poções mágicas que encantam a vida! De seu caldeirão de sonhos ela prevê o futuro e acredita nele, faz pactos com seu Deus e declara guerra aos que habitam em seus castelos assombrados de solidões fugidias!
    Ela não dorme e no entanto sonha, "ela não existe, porém", vive!

    ResponderExcluir