domingo, 8 de maio de 2016

Entre cabernets e sauvignons

Entre cabernets e sauvignons


PDF 640


As uvas não produzem somente sucos e vinhos. Produzem informações, pensamentos e conhecimentos. Possuem um significado oculto de conhecimento e sabedoria. Tal como uma pedagogia. Participam de um uso, e constituem uma sabedoria, desde os tempos antigos aos tempos de patrística, um período do pensamento cristão. Hoje o vinho continua presente nas festas e nas mesas, talvez por outros objetivos. Símbolo de diversão e confraternização. Símbolo de um conhecimento dos que participam de uma mesa. Mas existe um sentido cultural e arqueológico. Construções ocultas, diluídas em líquidos.

A religião elegeu o pão e o vinho como símbolos cristãos, representantes do corpo e do sangue de Cristo. Os enólogos com seus conhecimentos de viticulturas e vinícolas, usam do pão para o intervalo de uma degustação, entre um vinho e outro. Usam do pão para dessensibilizar as suas papilas. Os enófilos amantes dos vinhos, também fazem o uso do pão, puro ou com outros alimentos, como o histórico queijo, com suas origens e suas histórias, distantes no tempo. Outros símbolos líquidos são o azeite e o vinagre, como temperos e ingredientes. Todos desde a muito tempo presentes na história.

O pensamento holístico foi mais além, captando o conhecimento heurístico. Usou do conhecimento da ciência, mas o conhecimento empírico e entérico.  A ciência identificou no sangue os glóbulos vermelhos e brancos. E os vinhos são produzidos a partir das uvas, que são pequenos glóbulos com cores, variando do vermelho intenso ao verde, as denominadas como de brancas. Durantes séculos povos adotaram o vinho como ingrediente básico de uma cultura e de uma alimentação. E a ciência por sua vez, buscou elementos científicos para provar o quanto o vinho faz bem. Para o sangue, a circulação e o coração. A rota da trajetória dos glóbulos vermelhos e brancos. Os caminhos das uvas pelo corpo.



Patrística, Patrícia, pedagogia.
Pão, prosa, poema, poesia.
Palavras, Polyana, polissílabos.
Pretérito, passado, presente.
Psicologia, pedagogia, psicopedagogia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário